sexta-feira, 20 de maio de 2011

JORNALISMO CALABORATIVO

O avanço e o desenvolvimento das midias eletronicas atuias, principalmente a internet, tem colaborado para formação do conteudo jornalistico. Atualmente, existem diversos sites de notícias  onde o leitor deixa de ser mero espectador do conteudo e passa a colaborar para sua formação. Essa "ajuda" é denominada jornalismo colaborativo, e pode ser observada em sites como: www. g1.globo.com/vc-no-g1,  www.brasilwiki.com.br, www.estadao.com.br/fotoreporter/foto,www.terra.com.br/vcreporter.
Na minha opinião,abrir espaço para que cidadãos na maioria das vezes sem formação academica na área publique noticias enriquece o conteudo do  jornalismo, pois diversas informações  de interesse dos leitores por vezes deixam de ser noticiadas por falta de conhecimento dos veiculos de informação, possibilitar isso  além de enriquecer o conteudo,o diversifica e fortalece o vinculo jornalista- leitor.
Escolhi o site  www.terra.com.br/vcreporter, para exemplicar como o jornalismo calaborativo acontece dentro de sites como esse. Nele o internauta pode enviar videos, fotos tanto pela internet quanto pelo celular. Caso o material seja publicado, outros leitores poderão dar a sua opinião sobre o asssunto. È muito interessante ver que o numero de coisas publicadas é grande, pois em um mesmo dia pude observar diferentes noticias sendo postadas por peessoas do Brasil inteiro. Achei fantastico dar essa possibilidade aos leitores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário