sexta-feira, 8 de abril de 2011

As modificações que estão ocorrendo nos hotéis para a Copa

Com o objetivo de atender de forma satisfatória o aumento da demanda de clientes na copa de 2014 os hotéis de Belo Horizonte estão passando por algumas modificações em suas estruturas físicas e operacionais. O Max Savassi Hotel, por exemplo, localizado no Bairro Funcionários região Centro Sul de Belo Horizonte, já está disponibilizando treinamento para seus funcionários aprenderem a lidar com diferentes públicos na época da Copa. “Além de vários cursos em áreas especificas para os funcionários, foi contratada uma consultora de RH (Recursos Humanos), para treinamento dos colaboradores”, afirma Vilmar Barbosa Soares, Coordenador de vendas do Hotel.

 Foto do saguão do Liberty Palce Hotel, fornecida pelo mesmo.



Além de tentar potencializar o atendimento de seus funcionários, o Hotel está passando por alterações em sua parte física. “Troca dos elevadores sociais e de serviços, reforma de tosas as salas de eventos, ar condicionados e TVS de LCD de todos os 123 suítes, entre outras tantas benfeitorias”, acrescenta Vilmar.

Entretanto, a administração do Hotel Max Savassi não é a única a adotar melhorias para atender o aumento de procura por hospedagem durante a copa. O Liberty Hotel, localizado no Bairro Savassi, Região Central de Belo Horizonte, também está passando por algumas modificações. Segundo o gerente da recepção Roberto Santos, o Hotel esta passando por reformas em seus apartamentos e móveis, e esta treinando seus funcionários através dos cursos oferecidos pela Belotur. Além disso, o hotel pretende também disponibilizar alguns cursos internos. “O Hotel está programando cursos na área de línguas estrangeiras para os funcionários”, afirma Roberto.

Contudo, apesar de diversos hotéis em Belo Horizonte estarem tentando melhorar sua estrutura e seu padrão de atendimento, eles não possuem, em sua maioria, capacidade de ampliação, o que os torna insuficientes para atender os 500 mil turistas, segundo a Embratur, esperados em 2014. Por isso, é necessário acrescentar mais hotéis na cidade.

Atualmente, segundo a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur) Belo Horizonte possuí 52 hotéis 38 apart-hotéis, somando 90 estabelecimentos que juntos disponibilizam 7.945 unidades habitacionais. Entretanto, segundo Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (Abih-MG) a cidade deve ganhar até 2014 cerca de mais 30 hotéis.

Esse estímulo na indústria hoteleira só foi possível após a provação no dia 6 de julho de 2010 da lei 9.952, que possibilita a implantação de estabelecimentos culturais, hospitaleiros e hoteleiros na capital. Apesar de a lei permitir que Belo Horizonte atenda a demanda de turistas na Copa, ela trás preocupações relacionadas a concorrência e as conseqüências da construção de novos hotéis após a copa.

Vilmar Barbosa, por exemplo, diz que apesar de estar preocupado ver pontos positivos na ampliação da rede hoteleira. “Temos certa preocupação, mas acreditamos que a chegada de novos empreendimentos seja necessária para a renovação da hotelaria existente. Acreditamos que se com a chegada de novos hotéis, forem criados condições para que a cidade receba grandes eventos, isso sim valida a necessidade da renovação e ampliação da hotelaria no geral.”,explica.

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Minas Gerais (Abih-MG) também relatou preocupações em relação ao aumento futuro de hotéis em Belo Horizonte e afirma que se não houver investimentos nos centros de eventos da capital os novos hotéis vão sofrer prejuízos. Entretanto, para economista especializada em turismo Lúcia Helena Nunes isso não vai acontecer, já que, os novos hotéis serão construídos em locais que realmente precisam aumentar sua capacidade de hospedagem. Ela ainda acrescenta, que Belo Horizonte hoje não possui capacidade de atender a demanda de hóspedes de nenhum grande evento sendo então, a construção de novos hotéis benefício para a nova cidade que possivelmente passará a ter grandes eventos com mais freqüência.

Entrevista by samara nogueira


Mais informações:

Um comentário:

  1. Muito boa sua matéria, Samara. Boas fontes, falas interessantes. Senti falta de fotos dos entrevistados; elas dão mais legitimidade às entrevistas.
    Em relação à foto do Liberty, a legenda se mistura ao crédito.
    Bom arquivo em áudio também.
    Um abraço,

    ResponderExcluir